Mais de 1.760 pessoas se inscreveram para o primeiro curso oferecido pelo Laboratório de Apoio a Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova). A procura pelo curso O potencial do uso de tecnologias digitais na formação de crianças e jovens para promoção da inovação superou as expectativas da coordenação do LabInova na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
“Este primeiro curso é voltado para estudantes de graduação de Institutos Federais e Universidades e no primeiro dia já tivemos mais de 150 acessos ao AVA UFMS”, contou o coordenador do LabInova, Hércules da Costa Sandim.
A live de abertura do curso, intitulada Tecnologias Digitais para aprendizagem, engajamento e desenvolvimento da criatividade, foi transmitida pelo canal do YouTube no dia 11/10 e também proporcionou muita troca de experiência na sala de bate-papo e já conta com 2.203 visualizações.
Com mediação da professora Daiani Riedner, a palestra foi ministrada pela professora Cristiane Mendes Netto, da Univale. Um dos temas abordados foi o novo papel desempenhado pelo professor frente às tecnologias digitais, como ferramenta para estimular a participação em sala de aula. Segundo Cristiane, as tecnologias facilitam as práticas inovadoras, sendo que a educação tem se apropriado há muito tempo do uso dos vídeos, por exemplo, como espaços de oportunidade para dar voz aos estudantes. “Percebo que a gente tem uma possibilidade de riqueza quando a gente coloca os alunos como produtores de conteúdo”, contou a partir de sua própria experiência.
Entre as possibilidades foram apresentados exemplos de produção de vídeos de autoria, games, mapas mentais, áudios, comunidades de aprendizagem, mostra de fotografias, conteúdos multimídias, entre outros.
A live na íntegra está disponível no canal do YouTube do LabInova.
Com programação até o início de novembro, as inscrições seguem abertas até o próximo domingo, dia 17/10. Na segunda, dia 18, às 10h, será apresentado o conteúdo Recursos Educacionais Abertos e Promoção da Autoria Discente.
Veja abaixo a programação do Curso 1:
Texto: Rose Pinheiro