Inscrições até 16 de março para educadores em geral e especialmente articuladores locais
Estão abertas até o dia 16 de março as inscrições para o curso “Plano Local de Inovação (PLI): Construindo Ecossistemas de Inovação na educação básica com foco na aprendizagem (1ª edição)”. O primeiro curso do nível 3, voltado para professores e articuladores locais das escolas participantes do Projeto de Inovação Educação Conectada, terá início no dia 1º de abril.
O curso terá 8h e quatro encontros virtuais que vão tratar sobre os conceitos e desafios para a inovação pedagógica, as ferramentas para a elaboração do Plano Local de Inovação, bem como sua definição, objetivos e estratégias. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://labinova.ufms.br/cursos/formadores-nivel-3/.
Segundo o cronograma, o curso inicia com o módulo “O que é inovação e quais os desafios para inovação pedagógica e tecnológica na educação básica”. A proposta é auxiliar os articuladores a compreenderem a importância da inovação para os processos de ensino-aprendizagem para a realidade de cada escola.
“Não basta entender a inovação e seus benefícios de forma geral, é preciso inserir a inovação na prática e na particularidade de cada unidade escolar, com os seus desafios e projetos. Outro ponto fundamental é o engajamento e a interlocução com todo o ecossistema escolar”, explica o coordenador geral do LabInova, Hércules Sandim.
Esse primeiro módulo será apresentado pelos professores Eduardo Amadeu Dutra Moresi e Edilson Ferneda, da Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP). O módulo vai até o final de abril e está aberto para todos os educadores e profissionais da Educação.
Texto: Rose Pinheiro