Quem Somos

Quem Somos

Formado por especialistas da Educação, Tecnologias e Inovação, o Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e será conduzido em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

O principal objetivo do LabInova é fortalecer e apoiar professores e estudantes para ampliar o processo de ensino-aprendizagem com base no tripé Educação, Tecnologias e Inovação.

A partir do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC) do Ministério da Educação (MEC), o LabInova vai oferecer cursos de formação para articuladores estaduais e locais de municípios 26 estados e do Distrito Federal. Os cursos são voltados no desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência.

Programa de Inovação Educação Conectada do MEC foi lançado em novembro de 2017 pelo Governo Federal e tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica, para que o ambiente escolar esteja apto para receber a conexão de internet, fornecendo para tanto o conhecimento técnico necessário para tal atribuição. Além disto, o programa tem, ainda, o escopo de destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com novas tecnologias.

Com a instituição da Política de Inovação Educação Conectada, Lei 14.180, de 1o de Julho de 2021, o LabInova tem com um propósito muito maior de promover um modelo de disseminação da cultura de inovação com fins pedagógicos.

UFMS – Maior universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva de Mato Grosso do Sul e a única no estado entre as melhores do mundo desde 2019. Referência em ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, a UFMS tem desenvolvido inúmeros projetos de excelência para ampliar o acesso e facilitar o processo de ensino-aprendizagem para mais de 30 mil estudantes. Ao longo de sua história, de 42 anos de federalização, a Universidade já entregou para a sociedade mais de 70 mil profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do Brasil.